Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

ZPE do Ceará é a única do continente com menção honrosa no Global Free Zones of the Year 2022

0

O HUB de Hidrogênio Verde teve papel determinante na avaliação dos juízes que definem a premiação que tem grande prestígio no mundo

 

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

Referência no mundo, o projeto do Hub de Hidrogênio do Ceará foi decisivo para dar maior visibilidade internacional à Zona de Processamentos das Exportações, ZPE do Ceara.

Localizada no âmbito do Complexo do Pecém, a ZPE  foi a zona comercial livre do Brasil e das Américas premiado cm menção honrosa na nona edição do Global Free Zones of the Year 2022. As informações constam na respeitada revista fDi Intelligence, publicada pelo britânico Financial Times.

Jurandir Picanço Jr, consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, comemora: “A iniciativa do Ceará de implantar no Complexo do Pecém um HUB de Hidrogênio Verde tem sido reconhecida internacionalmente. Nas publicações sobre Transição Energética e Hidrogênio Verde , o Ceará é sempre citado. Agora entre zonas comerciais livres, a ZPE do Ceará recebeu “menção honrosa“ pela revista fDi Intelligence, publicada pelo prestigiado periódico Financial Times”.

Na revista, o case cearense é comentado por Preston Martin, cofundador da empresa e consultoria em inteligência de negócios do Adrianople Group.

“A ZPE Ceará está focada na criação de um hub de hidrogênio verde para incentivar e apoiar as empresas na produção e distribuição de combustível a partir do hidrogênio. Sua aproximação com o negócio do H2 combina a incubação para uma indústria verde emergente com a confiabilidade de criar clusters às indústrias integradas horizontal e verticalmente”, destaca o executivo.

Já o jornalista do Financial Times, Seth O’Farrell, afirma que  “esta zona franca concentrou-se no desenvolvimento de um hub de hidrogênio verde e buscou know-how no Porto de Rotterdam. A zona atraiu promessas de investimento em larga escala na produção de hidrogênio verde”. 

Os demais cases citados são da Tailândia, Espanha, África do Sul, China, Gabão, Sri Lanka, Polônia, Malásia, entre outros.

Compartilhe

Deixe um comentário