Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Auxiliar comemora aniversário com pessoas em situação de rua em Fortaleza: ‘Meu modo de retribuir’

0

Por Cindy Damasceno, G1 CE


Cearense celebra aniversário na companhia de pessoas em situação de rua em Fortaleza — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Cearense celebra aniversário na companhia de pessoas em situação de rua em Fortaleza — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

O auxiliar de serviços bibliotecários Adriano da Silva resolveu comemorar o novo ano de vida de uma forma diferente neste sábado (11). Ele e mais 15 amigos fizeram uma festa solidária para pessoas em situação de rua que vivem sob um dos viadutos do Bairro Aerolândia, em Fortaleza. Cerca de 11 famílias vivem no local, às margem da BR-116. O grupo distribuiu marmitas com almoço, além de ter repartido o bolo de aniversário de Adriano com os moradores.

A solidariedade, diz Adriano, é uma forma de retribuir as conquistas da vida com o próximo. “Eu já fui bem pobre, precisei trabalhar quando era criança para ajudar a minha mãe. Mas Deus já fez muita coisa na minha vida. E eu quero ajudar ainda mais quem está precisando”, revela o auxiliar. Mais de 15 pessoas ajudaram na festa, todas da extensa rede de amigos do aniversariante. “Eu tive ajuda de muita gente. Eles me procuraram, perguntaram se eu precisava de alguma coisa e aceitei as contribuições”, conta

O almoço foi a segunda parte da comemoração, que começou ainda na manhã de hoje com a distribuição de café da manhã. “No meu primeiro contato, a primeira coisa que uma das pessoas que mora lá me perguntou é se eu tinha café. Então, resolvi que, além do almoço, faria também um café da manhã no dia seguinte ao meu aniversário”, explica o auxiliar.

Na manhã deste sábado, Adriano e mais cinco amigos montaram mesa com tapioca, bolo, pão e café com leite. “Essa foi a primeira parte. Todo mundo foi bem receptivo, eles adoraram”, comemora.

O local da festa foi escolhido por acaso quando Adriano precisou ir ao Centro da Capital.“Fui resolver uns problemas e me deparei com aquelas famílias ali, naquele viaduto. Me aproximei, vi que eles estavam em umas casinhas. Senti que precisava fazer alguma coisa”, aponta o aniversariante.

Tempos depois, no último domingo (5), Adriano chegou para a primeira visita. Nessa aproximação viu quem eram as pessoas no local. “Vi que eram umas 30 pessoas, em umas 11 famílias. Conversei com eles e disse que ia voltar”, recorda.

Empatia

O aniversário solidário não é o primeira campanha de Adriano. Ele atua com doações desde o começo da pandemia de Covid-19 no Ceará. Com o apoio de colegas e conhecidos, organizou a ação “Amigos do Dri”. A mobilização conseguiu arrecadar mais de R$ 1.500, quantia enviada para projetos sociais e para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A auxiliar administrativo Rita de Cássia, 34, é amiga de Adriano há 11 anos e confessa que o amor pelo próximo é parte da personalidade do aniversaiante. Ela conta que não estranhou a decisão do amigo. “Achei absolutamente natural, ele é assim. Sempre foi assim. Cheio de projetos, cheio de vida. A gente como amigo só torce e vai junto”, brinca. Ambos trabalham na Universidade de Fortaleza, onde se conheceram em 2009. “Por lá, todos sabem do carinho de Adriano pelo próximo”, completa.

O jeito com que Adriano se dedica para as ações contagiou Rita, que vê nos projetos do amigo uma maneira de também retornar o que conquistou. “A gente que trabalha, já sofre tanto. Imagina só quem não está podendo trabalhar. Isso é uma forma da gente agradecer pelo nosso e ajudar o próximo. Eu me sinto mais humana porque ser amigo não é só compartilhar festa, ser amigo também é doar um pouquinho de si”, reflete.

Agora, o grupo de amigos já se prepara para outras campanhas e se movimenta para o próximo passo. “Eu vou continuar ajudando eles, fazer uma ação dessas pelo menos uma vez por mês. Tudo vai depender de como vai ser essa situação da pandemia. Mas nada é pra mim. O que chega até mim, é para os outros”, reforça Adriano.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário