Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Com movimentação tímida, restaurantes reabrem para o público em Fortaleza com série de restrições

0

Para a nova fase, os estabelecimentos passaram por uma série de mudanças. Uma das novidades encontradas é o cardápio digital que pode ser acessado por QR Code.

Após mais de 90 dias sem atendimento presencial, os restaurantes de Fortaleza voltaram a abrir as portas ao público nesta segunda-feira (22), marcando o início da segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais decretado no último fim de semana pelo governador Camilo Santana.

Para a nova fase, os estabelecimentos passaram por uma série de mudanças. No horário de almoço, a reportagem circulou por estabelecimentos, que registravam movimentação tímida.

Fortaleza avança para a Fase 2 da retomada e restaurantes voltam a abrir

Fortaleza avança para a Fase 2 da retomada e restaurantes voltam a abrir

Mudanças

No restaurante Cabana del Primo, uma das casas do grupo Geppos, a entrada ganhou tapetes sanitizantes e um totem de álcool em gel que pode ser acionado por pedal. A parte interna ficou mais espaçosa para um maior distanciamento entre as mesas – exigência registrada no decreto do executivo estadual – a maior parte delas comportando duas pessoas.

Funcionários foram treinados para lidar com todos os perfis de clientes, dos mais aos menos cuidadosos — Foto: Helene Santos

Funcionários foram treinados para lidar com todos os perfis de clientes, dos mais aos menos cuidadosos — Foto: Helene Santos

O “novo normal” inclui ainda um reforço da tecnologia: um cardápio digital que pode ser acessado por QR Code. De acordo com Crica Bezerra, presidente do grupo, os funcionários foram treinados para lidar com todos os perfis de clientes, dos mais aos menos cuidadosos. “Preparamos a equipe para passar segurança aos clientes e para orientar os consumidores sobre o cumprimento do decreto”, diz.

Uma das medidas do estabelecimento nesse sentido é dispor de máscaras extras para garantir que nenhum consumidor adentre o local sem o item de proteção. “Nossa preocupação maior é sobre o comportamento do consumidor diante dessas restrições e, por isso, apostamos no treinamento e orientação da equipe para as adversidades que podem ocorrer”, arremata Crica Bezerra.

Modalidade self service

Fábio Barbosa, proprietário do restaurante Nova Casa, que opera na modalidade self service, explica que o esforço para se adequar aos protocolos é muito maior para esse tipo de estabelecimento. O decreto do Governo do Estado orienta que, nesses locais, um funcionário faça a higienização das mãos do cliente, que deve receber luvas antes de ter acesso às pistas quentes e frias para se servir.

“É o que nós estamos fazendo. Estamos fornecendo as luvas descartáveis no momento que o cliente vai se servir e os pratos agora ficam embalados”, diz Barbosa. Além disso, o restaurante deixou de utilizar o sistema de comandas.

“O buffet será servido de um lado só. O cliente faz o prato, pesa e já paga para evitar que ele retorne ao caixa. Se continuássemos com a comanda, seria mais uma superfície de contato”, pontua. “Também temos pias na entrada e totem com álcool em gel, além de estarmos fazendo aferição de temperatura”, detalha.

Shoppings

No restaurante Tio Armênio, o layout do espaço também não é mais o mesmo por causa das restrições impostas. O número de mesas foi reduzido de 46 para 20 e itens como condimentos e paliteiros deixaram de ficar expostos. O cliente pode solicitar e, após o uso, a higienização é feita, de acordo com Wellington Elias, gerente do estabelecimento.

Estabelecimentos passaram por uma série de mudanças para a nova etapa — Foto: Helene Santos

Estabelecimentos passaram por uma série de mudanças para a nova etapa — Foto: Helene Santos

“Nós não estamos mais montando a mesa com pratos e talheres. Agora ficam todos higienizados e embalados. Passamos a contar com dois funcionários somente para a higienização dessas mesas. Assim que o cliente levanta, um funcionário vai lá e higieniza. Fica diferente do nosso layout original, porque a gente trabalha normalmente com toalhas de pano cobrindo as mesas e com guardanapos de pano. Tínhamos mesas de oito lugares e agora são para dois lugares. Ficaram apenas três mesas para atender a um número maior de pessoas, caso sejam da mesma família”, detalha o gerente.

O trabalho de orientação dos funcionários também foi intenso para que tudo corra bem durante a nova fase. “Os garçons, cumins e o pessoal do atendimento recebeu a orientação de não cumprimentar os clientes com aperto de mão ou qualquer contato físico, mesmo ambos estando com a proteção”, acrescenta Wellington.

Fase 2 da Retomada

A fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo do Ceará inicia nesta segunda-feira (22) em Fortaleza, único município a avançar para a etapa em questão.

A partir de agora, restaurantes, igrejas e outros tipos de celebrações religiosas, além de agências de publicidade e marketing estão autorizados a voltar ao funcionamento, mas com percentual reduzido do trabalho presencial.

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo governo, serviços de assistência social sem alojamento e da liberação de indústrias e serviços de apoio relacionados à contabilidade, direito e serviços de apoio administrativo também estão inclusos nesta etapa.

Os segmentos liberados ainda na fase de transição passam, agora, a um funcionamento pleno, com 100% dos trabalhadores nas atividades, como é o caso da indústria química e correlatos, artigos de couro e calçados, cadeia de construção, cadeia metalmecânica e afins, saneamento e reciclagem e cadeia energia elétrica.

Os serviços de alimentação fora do lar, comunicação, publicidade e editoração, indústrias e serviços de apoio, tecnologia da informação, assistência social e esporte, cultura e lazer terão 40% do trabalho presencial liberados.

No caso das celebrações religiosas, está permitido apenas 20% da capacidade dos locais.

Restaurantes

De acordo com Flávio Ataliba, secretário Executivo de Orçamento e Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), uma das novidades da fase 2 é a reabertura parcial de restaurantes da capital. O secretário explica que os estabelecimentos estarão abertos para o público das 11h às 16h, e que os funcionários poderão chegar mais cedo para preparar as refeições.

“É necessário afastamento das mesas em dois metros e até quatro pessoas da mesma família por mesa, dando preferência ao menu à la carte. Há também preferência por lugares abertos, mas se o restaurante for em um ambiente fechado, tem que limpar os filtros de ar-condicionado todos os dias porque a gente não sabe ainda o grau de transmissão do vírus. Os restaurantes não podem ter show e nem música ao vivo”.

Ataliba ainda explica que, caso os restaurantes optem pelo self service, há uma série de recomendações a serem seguidas. “Vai ser necessário na entrada das pistas que se coloquem luvas e que alguém do restaurante disponibilize álcool em gel. Os talheres têm que estarem dentro dos saquinhos”.

Lista do que retorna

Com 40% do trabalho presencial

  • Agências de publicidade, marketing, edição e design;
  • Indústrias e serviços de apoio: organizações associativas, contabilidade, direito e serviços de apoio administrativo;
  • Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação, software house e assistência técnica;
  • Assistência social: defesa de direitos sociais e serviços de assistência social sem alojamento;
  • Restaurantes;

Com 20% da capacidade

  • Atividades e celebrações religiosas;

Com 100% do trabalho presencial

  • Indústria química e correlatos;
  • Indústria de artigos de couro e calçados;
  • Cadeia metalmecânica e afins;
  • Saneamento e reciclagem;
  • Cadeia da energia elétrica;
  • Construção Civil
Camilo Santana realiza anúncio sobre avanço da retomada da economia em Fortaleza

Camilo Santana realiza anúncio sobre avanço da retomada da economia em Fortaleza

Casos de coronavírus no Ceará
Casos confirmadosMortes confirmadas15/0319/0323/0327/0331/0304/0408/0412/0416/0420/0424/428/0402/0506/0510/0514/0518/0522/0526/0530/0503/0607/0611/0615/0619/060100k25k50k75k

09/04
● Casos confirmados: 1.445
Fonte: Sesa
Secretaria da saúde do Ceará visita Juazeiro do Norte e garante novos respiradores

Secretaria da saúde do Ceará visita Juazeiro do Norte e garante novos respiradores

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário