Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cristãos celebram Natal em missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza

0

cedo nesta sexta-feira (25) para participar da primeira missa do dia de Natal na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. A data que marca o nascimento de Cristo tem celebrações especiais, neste ano, com capacidade reduzida e adoção de regras sanitárias anti-Covid.

Como em todos os anos, a aposentada Maria de Fátima, estava presente e rezou para os mais necessitados. “Nós não vemos mais o carisma das pessoas. Você vê o povo passando fome, deitado pelo chão, onde estão os nossos prefeitos que não veem uma coisa dessas? A fome é todo o dia”, relata.

A primeira celebração solene do dia começou às 9h na Catedral, com cantos e homenagens ao menino Jesus. Na igreja, os fiéis demonstravam admiração ao presépio montado especialmente para contar a história do nascimento de Jesus.

O padre Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, ressaltou o significado do Natal.

“Deus, em um gesto supremo de amor, manda, o seu filho ao mundo, entra na nossa história, se faz igual a nós em tudo, exceto no pecado, para poder, então, no altar da cruz, oferecer-se em sacrifício ao pai, e com sua morte e ressureição, abrir as portas dos céus que estavam fechadas para nós. Aqui está o fundamento da alegria do Natal. Essa certeza de que, agora, nós não nascemos para morrer, mas morremos para viver porque Jesus nos reconciliou com Deus”, disse o padre Clairton.

O educador físico Mauro Florindo levou toda a família para participar da missa. — Foto: Hallison Ferreira/Sistema Verdes Mares

O educador físico Mauro Florindo levou toda a família para participar da missa. — Foto: Hallison Ferreira/Sistema Verdes Mares

O educador físico Mauro Florindo levou toda a família para a missa. A mulher e os dois filhos. Heitor, de 1 ano, e João Mauro, 2 anos,. Para ele, a boa relação com a família e com amigos precisa ser algo diário e não só lembrado no Natal.

“Para gente, o dia 25 é muito importante, devido ser o Natal, nascimento de Jesus. Os próximos dias serão muito importantes. Nesta época de pandemia, que este dia 25, possa se estender por todo o ano. Quem também nossas relações com a família e com amigos e profissionais que trabalham conosco, sejam bons todos os dias”, disse.

A dona de casa Shirley Marília veio participar da missa para agradecer uma graça, pois a filha conseguiu ser aprovada na área da pedagogia. “Eu vim para agradecer a Deus e o menino Jesus. Ele é a luz do mundo e a nossa salvação. Minha filha conseguiu ser aprovada para ser professora e ela passou e estou muito feliz”, confessou.

Manhã foi de cantos e homenagens ao Senhor Deus.  — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Manhã foi de cantos e homenagens ao Senhor Deus. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Protocolos

As celebrações ocorrem conforme as normas aplicadas desde agosto pela Arquidiocese de Fortaleza, seguindo o Decreto Estadual. Veja as regras de prevenção à Covid:

  • Ocupação limitada (a disponibilização de vagas se dá por ordem de chegada);
  • Os fiéis devem sentar-se em bancos alternados com distanciamento de dois metros, salvo aqueles da mesma família, que podem ocupar o mesmo espaço;
  • Para entrar na igreja, o fiel deve usar máscara
  • Há aferição de temperatura corporal

Programação

Natal – 25/12

  • Catedral: missas da tarde, 17h e 19h
  • São Pedro: missa às 8h e 17h
  • Prainha: missa às 7h e 17h30

Véspera de Ano Novo – 31/12

  • Catedral: missa às 12h e 19h
  • São Pedro: missa às 17h
  • Prainha: missa às 17h30

Ano Novo 1/1/21

  • Catedral: missa às 11h, 17h e 19h
  • São Pedro: missa às 8h e 17h
  • Prainha: missa às 7h e 17h30
  • G1 CE
Compartilhe

Deixe um comentário