Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Decon alerta taxistas para evitar ‘combinação’ de preços com turistas em Fortaleza

0

Por G1 CE

Representantes do Decon alertaram aos taxistas de Fortaleza sobre a obrigatoriedade do uso do taxímetro e evitar fazer “combinação” de preços, comum após eventos com grandes concentrações de pessoas, como o Fortal.

“O número de turistas cresce consideravelmente por causa do Fortal e, infelizmente, é muito comum taxistas forçarem o passageiro a combinar o preço antes da corrida pra não usarem o taxímetro, e o cidadão se vê obrigado a concordar para conseguir voltar pra casa. Esta postura fere gravemente os direitos do consumidor e o taxista pode sofrer diversas sanções se for flagrado”, diz secretária-executiva do órgão, Ann Celly Sampaio.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará, Vicente de Paula, afirma que já se posiciona contra a prática de combinação de preços, o que é irregular. “Já divulgamos essa orientação aos nossos profissionais regulamentados. O taxímetro é a segurança de um valor cobrado corretamente e ele só pode ser ligado na presença do consumidor. É uma garantia para o taxista, que tem a corrida controlada e para o próprio usuário do táxi”, disse.

Vicente de Paulo também requisitou auxílio ao Decon para fiscalizar os taxistas nas noite de Fortal, entre 20 e 23 de julho. O Decon enviou ofício ao Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza (IPEM/FORT) requerendo a aferição técnica nos taxímetros dos veículos que atuarem no Fortal 2017, para verificar o funcionamento correto e coibir praticas abusivas.

O Decon orienta que, caso seja negada a corrida com taxímetro, o cliente faça denúncia ao órgão. As denúncias podem ser feitas pelo telefone – (85) 3452-4505 – ou pelo site do Decon.

Compartilhe

Deixe um comentário