Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Empresários suspeitos de fraudar licitação da Prefeitura de Andirá são presos durante pregão

0
Empresários foram presos durante pregão presencial realizado pela Prefeitura de Andirá

Empresários foram presos durante pregão presencial realizado pela Prefeitura de Andirá

Dois empresários foram presos em flagrante durante um pregão presencial que era transmitido ao vivo pela Prefeitura de Andirá, no norte do Paraná, na manhã desta quinta-feira (24). Segundo o município, os dois homens são suspeitos de fraudar uma licitação. Assista ao vídeo acima.

O processo licitatório era realizado para contratar uma empresa que seria responsável por serviços de roçada na cidade.

O pregão era transmitido ao vivo pela internet quando os policiais entraram na sala e deram voz de prisão aos empresários Anderson Euripedes e Sidnei da Silveira.

O advogado do Anderson Ferreira disse que, por enquanto, não vai se manifestar .

A defesa de Sidnei da Silveira informou que o cliente se declara inocente e que vai provar isso no processo. O advogado Laerty Bernardino esclareceu que ainda não teve acesso ao autos do flagrante, mas que o delegado arbitrou fiança de R$ 2 mil. O valor deve ser pago em breve.

A prefeitura esclarece que denúncia partiu de um empresário que participava da concorrência e recebeu a oferta de propina para desistir da licitação. Ele recusou a oferta e denunciou o caso ao município.

Proposta para fraudar licitação

Vídeo cedido pela polícia mostra empresários fazendo acordo antes da licitação em Andirá

Vídeo cedido pela polícia mostra empresários fazendo acordo antes da licitação em Andirá

A pessoa que denunciou o caso entregou uma gravação que mostra a conversa entre os suspeitos na tentativa de fechar um acordo.

No vídeo, divulgado pela Polícia Civil, um dos empresários preso diz que o outro suspeito ofereceu R$2.000 para que os interessados na licitação municipal desistissem do processo.

  • Suspeito: Vamos conversar para nós não brigarmos. Se não, vamos entrar e todo mundo vai se matar, ninguém ganha nada. Baixa o valor. Vocês têm interesse de pegar? Vocês abrem? Querem fazer uma proposta?
  • Denunciante: Não
  • Suspeito: Vai para o preço então? Eu não conheço vocês, não sei se vocês não são da polícia. Vai saber. Aqui, geralmente a gente conversa para não baixar o valor. O preço não está aquelas coisas. Vai baixar mais ainda.
  • Suspeito: Não adianta todo mundo ficar brigando, vai reduzir cinco centavos e ninguém ganha nada.
  • Denunciante: O que o senhor tem interesse?
  • Suspeito: O cara falou que nós estamos em três e falou que dá 2 mil pra gente repartir e deixa o serviço para ele. Se for entrar lá, ninguém vai ganhar nada. Esses caras vão até no osso. Tem outros caras que fazem a gente pegar de graça. Se der dois conto para dividir em três vai dar o que. Não sei vocês, mas da minha parte e a mulher ali topa

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Andirá disse que não compactua com qualquer ilegalidade e preza pela transparência de todos os atos administrativos.

Conforme o Boletim de Ocorrência, os empresários foram autuados na lei de Licitações e Contratos.

Prisões de empresários foi transmitida ao vivo pela internet pela Prefeitura de Andirá — Foto: Divulgação/Prefeitura de AndiráPrisões de empresários foi transmitida ao vivo pela internet pela Prefeitura de Andirá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Andirá

Prisões de empresários foi transmitida ao vivo pela internet pela Prefeitura de Andirá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Andirá

Segundo a Polícia Civil, empresários são suspeitos de oferecer e receber vantagem em procedimento licitatório — Foto: Divulgação/Prefeitura de AndiráSegundo a Polícia Civil, empresários são suspeitos de oferecer e receber vantagem em procedimento licitatório — Foto: Divulgação/Prefeitura de Andirá

Segundo a Polícia Civil, empresários são suspeitos de oferecer e receber vantagem em procedimento licitatório — Foto: Divulgação/Prefeitura de Andirá

G1

Compartilhe

Deixe um comentário