Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ex-juiz Sergio Moro decide ser candidato ao Senado pelo Paraná

0

Ex-ministro deve ter como principal concorrente o atual senador Alvaro Dias

A primeira disputa eleitoral do ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro (UNIÃO) será por uma vaga ao Senado pelo Paraná. Quase um mês após anunciar que seria candidato pelo estado, ele acabou com o suspense sobre o cargo e confirmou a pré-candidatura na manhã desta terça-feira (12) em entrevista coletiva em um hotel, no Centro de Curitiba.

– Sou pré-candidato ao Senado pelo Paraná, a minha terra – disse Moro, em um vídeo logo na abertura do evento.

Leia tambémGuedes ao Senado: “É PEC das Bondades, e não Kamikaze”
PEC dos Benefícios: Mendonça nega novo pedido de suspensão
Foguete da SpaceX, de Elon Musk, explode em teste no Texas
Papa Francisco revela “relação humana” com Raúl Castro
Anestesista mandou marido de outra vítima sair durante parto

Moro estava ao lado do presidente do diretório municipal do União Brasil, o deputado federal Ney Leprevost. Os presidentes estadual e nacional do partido, os deputados Felipe Francischini e Luciano Bivar, não estiveram presentes. Francischini teve um problema de saúde e precisou de atendimento médico antes da coletiva.

Na disputa ao Senado, as pesquisas eleitorais já divulgadas apontam que o ex-juiz e o senador Alvaro Dias (PODEMOS) brigam pela vaga. Entre a última semana de junho e a primeira de julho, três pesquisas de institutos diferentes mostraram que o cenário está indefinido para o Senado.

A diferença entre os dois pré-candidatos oscila entre 7% e 10% das intenções de voto. Moro apareceu à frente apenas no levantamento do Real Time Big Data, com 30% a 23% sobre Dias. A pesquisa Ipespe mostrou Dias na dianteira, 31% a 24%. Já o levantamento da IRG Pesquisas indicou que o atual senador está com 32%, contra 22% do ex-juiz.

A sondagem do Ipespe mediu também a rejeição dos candidatos ao Senado no Paraná. Moro lidera com 31% daqueles que não votariam “de jeito nenhum”. Dias aparece em terceiro, atrás de Dr. Rosinha (PT), com 17%. Outro fator a ser considerados nas pesquisas é a quantidade de indecisos e daqueles que não votariam nos pré-candidatos apresentados, que varia de 20% a 30%.

Alvaro Dias articulou a entrada de Moro no Podemos, ainda antes da mudança do ex-ministro para o União Brasil, no fim de março. Três meses e meio depois de desistir da candidatura à Presidência, que era apoiada pelo senador, o ex-juiz vai disputar contra o “padrinho político”.

No mês passado, entre a possível corrida pelo Planalto, como representante da chamada terceira via, e a pré-candidatura ao Senado pelo Paraná, Moro viu frustrados os planos de se candidatar a uma vaga no Congresso por São Paulo. Ele teve a transferência de domicílio eleitoral negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por não ter vínculo com o estado.

O ex-ministro nasceu em Maringá (PR) e foi o responsável por julgamentos da Operação Lava Jato como juiz federal de primeira instância, de 2014 a 2018. Depois, deixou a magistratura para assumir o Ministério da Justiça do recém-eleito, à época, presidente Jair Bolsonaro. Moro anunciou a saída do cargo em maio de 2020.

*AE/PLENO NEWS

Compartilhe

Deixe um comentário