Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Guaramiranga terá barreiras sanitárias, e fluxo de pessoas será restrito nas festas de fim de ano

0

Entre o próximo dia 31 de dezembro e o dia 4 de janeiro de 2021 – o feriadão de fim de ano -, a Prefeitura de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, fará três barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas na cidade serrana, de acordo com decreto divulgado pela gestão municipal, no dia 14 de dezembro.

Conforme o secretário de Turismo do município, Franzé Leal, as barreiras devem ser nas duas entradas de Guaramiranga pela CE 065 e no acesso pela CE 060. Em cada uma delas, 10 agentes de trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar se dividirão na tarefa.

O decreto municipal informa que as barreiras compreenderão as Ruas Joaquim Alves Nogueira com Raimundo Nonato da Costa até o Teatro Raquel de Queiroz. Apenas moradores, trabalhadores que residam em cidades vizinhas e hóspedes de hotéis e pousadas, ou de imóveis de aluguel, poderão acessar a cidade, com um voucher disponibilizado durante o registro de hospedagem.

O documento portado pelos clientes de pousadas e hotéis deve obrigatoriamente conter a identificação e endereço do imóvel, número de hóspedes, data de chegada, saída e placa do veículo para acesso ao município. Já os moradores poderão usar o comprovante de endereço.

Também estarão suspensas as entradas de ônibus, micro-ônibus, vans em sistema day use (uso diário) no mesmo período, com exceção dos cadastrados pelos hóspedes. Em caso de descumprimento às medidas, poderá o estabelecimento ser autuado e ter atividades suspensas em 7 dias.

Bloqueio na entrada de Guaramiranga é destaque no G1 Ceará

Bloqueio na entrada de Guaramiranga é destaque no G1 Ceará

É a segunda vez que a prefeitura adota o sistema de barreiras para entrada na cidade durante a pandemia causada pela Covid-19. O primeiro ocorreu na Semana Santa. No entanto, à época, a entrada de visitantes foi completamente proibida. Na cidade foram confirmados 208 casos de Covid e um óbito, conforme o IntegraSus, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Ocupação

De acordo com o secretário de Turismo de Guaramiranga, Franzé Leal, cerca de 30% das ocupações em rede hoteleira e casas de veraneio da cidade foram canceladas desde o decreto estadual que impede as comemorações do réveillon foi publicado.

Subtraindo as desistências dos 80% de ocupação na rede (o máximo permitido pelo decreto), o fluxo esperado no feriadão de réveillon no município é de menos 50% do atingido em anos anteriores.

Franzé reforça que “sem festas, fogos de artifícios, e com restaurantes funcionando até às 22h, a expectativa é ter um feriadão apenas para a comunidade local e para os trabalhadores, que mantêm as cadeias produtivas do município”.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário