Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Mariah de Moraes faz desabafo sobre ser mãe solo: “Não é motivo de orgulho”

0

Mariah de Moraes, mais conhecida por seu papel como Chiara em Malhação e ter sido apresentadora da TV Globinho – sob o nome Mariah Rocha -, usou seu Instagram neste sábado (24) para fazer um desabafo sobre as dificuldades de ser mãe-solo.

A atriz teve seu filho João Paulo quando tinha 19 anos e nunca teve auxílio do pai da criança. Hoje, nove anos mais tarde, ela fez uma reflexão sobre como foi criar seu filho sozinha.

“Ninguém quer ser mãe-solo. Não é motivo de orgulho pra nenhuma mulher. Não as que eu conheço. Geralmente, envolve uma incapacidade paterna, que pode ser por muitas razões, e a mãe acaba sobrecarregada. Eu me lembro a primeira vez que meu filho me chamou de guerreira. Aquilo partiu um pouco meu coração e ao mesmo tempo me deu uma ponta de orgulho. Sou chamada de guerreira todos os dias da minha vida… (Menos pelos meus familiares.) Penso que cuidar do meu filho é minha responsabilidade. Não devo ganhar uma estrela no meu nome por fazer algo que é minha obrigação e direito dele. Cuidar do meu filho com responsabilidade, amor e afeto é meu dever e direito dele. Bem simples assim.

Mas a responsabilidade solo disso as vezes é muito exaustiva. Tem uns 5 finais de semana que ele está competindo no futebol, tem 5 finais de semana que eu passo 24h por dia com ele. Fora todos os outros… Com ele também. Se estou longe, estou trabalhando. Todo mundo acha lindo. “Olha como ela cuida dele, está sempre com ele.” Essas mesmas pessoas, se meu filho, por exemplo, sai com uma blusa furada, pq eu não vi, vão julgar que sou desatenta e não cuido tão bem assim. Tudo isso pq sou mulher. Tudo isso pq vivemos nesse sistema massacrante do patriarcado.

Se meu filho tira notas altas na escola, meu Deus… Parabéns, Mariah. Se ele está mal humorado e sem paciência, e isso resulta numa resposta “desajustada”, “imprópria”, é pq eu não dou educação. É essa montanha russa. Guerreira ou coitada. Heroína ou vilã. Não sou nenhuma das duas. Sou uma mulher, uma mãe, latina, com pouca rede de apoio e exausta, numa grande parte do tempo. Mas nunca vou deixar de cuidar do meu filho como ele merece, pq como disse antes, não estou fazendo mais do que minha obrigação. Só to cansada de ser reduzida a esteriótipos, quando a minha maternidade vai muito além do que os olhares limitados que recebo podem ver. Um dia ainda escrevo um livro… Mas por hoje é só. Risos. Deixem a gente em paz. Um dia após o outro, fazemos o melhor que podemos. E hoje à noite, manda vinhos…”, escreveu.

Mariah de Moraes e o flho, João Pedro (Foto: Reprodução/Instagram)
Mariah de Moraes e o flho, João Pedro (Foto: Reprodução/Instagram)
Mariah de Moraes e o flho, João Pedro (Foto: Reprodução/Instagram)
Mariah de Moraes e o flho, João Pedro (Foto: Reprodução/Instagram)
Compartilhe

Deixe um comentário