Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Supertufão Mangkhut enfraquece após deixar mortos nas Filipinas

0

Resumo

  • Tufão chegou na madrugada de sábado (hora local) à ilha de Luzon, no norte das Filipinas.
  • Mangkhut é o tufão mais violento a atingir o país este ano.
  • 12 pessoas morreram e milhares fugiram de suas casas.

Acompanhe

Família compartilha uma refeição usando velas dentro de um centro de evacuação temporária na cidade de Tuguegarao, província de Cagayan, no nordeste das Filipinas

Família compartilha uma refeição usando velas dentro de um centro de evacuação temporária na cidade de Tuguegarao, província de Cagayan, no nordeste das Filipinas (Foto: Aaron Favila/AP Photo)

De acordo com Centro de Redução de Desastres local, somando todas as regiões pelas quais o tufão passou, mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.

Chineses compram água e comida neste sábado (15) em supermercado de Zhanjiang antes da chegada do tufão Mangkhut, que já passou pelas Filipinas

Chineses compram água e comida neste sábado (15) em supermercado de Zhanjiang antes da chegada do tufão Mangkhut, que já passou pelas Filipinas (Foto: Nicolas Asfouri/ AFP)

No total, 87 mil pessoas foram retiradas de zonas de alto risco e aconselhados a não voltar para a casa até que o perigo tenha passado.

O conselheiro presidencial Francis Tolentino informa que o tufão provocou 12 mortes nas Filipinas, incluindo um bebê e uma criança. A maioria das mortes foi causada por deslizamentos de terra e destruição de casas pelas fortes chuvas e ventos. Tolentino também disse que há relatos de outras mortes que ainda não foram verificados, e que o balanço pode subir.

Funcionário da Cruz Vermelha observa destruição em plantação de milho após a passagem do tufão Mangkhut em Ilagan, nas Filipnas

Funcionário da Cruz Vermelha observa destruição em plantação de milho após a passagem do tufão Mangkhut em Ilagan, nas Filipnas (Foto: Philippine Red Cross/via Reuters)

Rua de Luzon, nas Filipinas, é atingida por enchentes na passagem do tufão Mangkhut

Rua de Luzon, nas Filipinas, é atingida por enchentes na passagem do tufão Mangkhut (Foto: Erik De Castro/Reuters)

Tufão Mangkhut deixou edifícios destruídos em sua passagem pelas Filipinas

Tufão Mangkhut deixou edifícios destruídos em sua passagem pelas Filipinas (Foto: Philippine Red Cross/via Reuters)

G1

Compartilhe

Deixe um comentário