Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Trump diz que agência autorizou emergencialmente uso de medicamento para combater Covid-19

0

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1º) que a agência de Administração de Alimentos e Drogas (FDA, na sigla em inglês) aprovou, em caráter emergencial, o uso de medicamento que vinha sendo utilizado em testes para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírusO remédio não está à venda.

A justificativa do governo dos EUA é que o antiviral conhecido como Remdesivir apresentou bons resultados em testes clínicos a partir de dados da empresa farmacêutica Gilead, que produz o medicamento.

Em estudo com 1.036 pacientes de Covid-19, parte recebeu o Remdesivir e, outra parte, um placebo. Aqueles que receberam a substância tiveram o tempo de recuperação reduzido em 31%. O medicamento, portanto, não é uma cura para doença.

Aqueles que tomaram o medicamento puderam deixar o hospital em 11 dias, enquanto, em média, o grupo que tomou um placebo em 15 dias.

Entenda mais sobre o medicamento no VÍDEO abaixo

Especialista fala sobre remédio experimental contra coronavírus aprovado pelos EUA

Especialista fala sobre remédio experimental contra coronavírus aprovado pelos EUA

Em pronunciamento na Casa Branca, Trump disse que o medicamento “é um tratamento importante para pacientes hospitalizados com o novo coronavírus”.

“É uma contribuição para as pessoas que não estão bem, pessoas doentes com essa praga horrível que atingiu nosso país”, afirmou.

Donald Trump anuncia o uso de antiviral no combate à Covid-19 nos Estados Unidos — Foto: Alex Brandon/APDonald Trump anuncia o uso de antiviral no combate à Covid-19 nos Estados Unidos — Foto: Alex Brandon/AP

Donald Trump anuncia o uso de antiviral no combate à Covid-19 nos Estados Unidos — Foto: Alex Brandon/AP

O vice-presidente Mike Pence disse que 1,5 milhão de doses seriam distribuídas a hospitais a partir da segunda-feira, segundo a agência Reuters.

O anúncio não significa ainda que haja um tratamento considerado eficaz e específico para tratar a Covid-19. Na quarta-feira passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu não comentar sobre o uso do Remdesivir — medicamento que ainda está em testes, segundo o órgão.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está em contato com a fabricante do medicamento e disse que ainda não há pedido de registro do Remdesivir ao Brasil.

“Caso o benefício do medicamento se comprove, a Anvisa possui mecanismos, como anuência de uso em programa assistencial e priorização de registro, para garantir o acesso célere do medicamento à população”, afirmou a Anvisa

O que é o Remdesivir?

Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via APMedicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via AP

Medicamento Remdesivir produzido em laboratório nos EUA — Foto: Gilead Sciences via AP

O Remdesivir é um remédio que age evitando a síntese do RNA (material genético) do vírus nas células, disse ao G1 em março o professor Marcelo Burattini, especialista em medicina tropical da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A farmacêutica americana Gilead detém a patente de uso do Remdesivir. Seus testes clínicos começaram em 2015 para um série de vírus, entre eles a malária e a influenza.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

G1

Compartilhe

Deixe um comentário